Novidade

Startup aposta em tecnologia de produção

Mecalônia será lançada nesta quinta-feira, mas já possui seu primeiro produto: a Meca1F, que poderá produzir 23 caixas por minuto

Jô Folha -

Uma startup pelotense está apostando no ramo de tecnologia para a produção de caixas de papelão. A Mecalônia Tecnologia em Automação será lançada em evento, para potenciais clientes e convidados. Mas, antes, já apresentou ao Diário Popular sua primeira criação: a máquina armadora de caixas de papelão tipo maleta, chamada Meca1F, que estará disponível para venda após o evento. 

A máquina tem capacidade para produzir, no mínimo, 23 caixas por minuto, podendo render ainda mais, conforme o tamanho. A tecnologia é própria, utilizando-se de material sempre projetado aqui. Um dos diferenciais, segundo o responsável pelo relacionamento com clientes, Henrique Couto, é a proximidade com seu público e também ter um modelo de manejo mais fácil que o costume. A empresa já possui referência dos tempos em que trabalhava na assistência técnica desses produtos. Resolveu aproveitar essa base, mas inovando e interagindo com a comunidade, através da produção de conteúdo também para as redes sociais, como um canal no YouTube.

O diretor da empresa, Juliano Müller, diz que a ideia surgiu em agosto de 2017, mas o trabalho começou a ser efetivado em março de 2018. A iniciativa de ter uma linha de produção, com um protótipo pronto, cresceu após perceber dificuldades no trato com máquinas que arrumavam enquanto empresa de assistência. “Fizemos uma máquina que continua montando caixas e te dá uma previsibilidade quando há problemas”, explica. O engenheiro eletricista, responsável pela área de projetos da empresa, Pablo Caldeira, diz que o suporte é proativo, recebendo sinais vitais que podem dar indicativos de problemas.

O diferencial da Mecalônia, segundo eles, é o investimento também em design e facilidade. A produção, definida como inteligente e intuitiva pelo diretor, facilita o trabalho de funcionários que podem ser leigos em termos técnicos. Na equipe, formada por 11 pessoas, dez são formados no Instituto Federal Sul-rio-Grandense (IF-Sul), além de uma egressa da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

A equipe pelotense desenvolve o software, o hardware e partes elétricas e mecânicas da máquina. Após lançada, a ideia é ter uma linha de produção para entregar cerca de quatro máquinas mensalmente. As placas do circuito interno são montadas com peças provenientes da China e Estados Unidos, mas projetadas completamente pelos funcionários da Mecalônia.

O evento de lançamento, que ocorre nesta quinta-feira (24), receberá pelo menos três das cinco maiores empresas do mercado nacional na produção de caixas de papelão. Após isso, os produtos da Mecalônia estarão disponíveis no mercado. A empresa ficará sediada na BR-116, quilômetro 519 (Sul), no número 6.825.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Miss Pelotas está no Top 7 Miss RS Anterior

Miss Pelotas está no Top 7 Miss RS

Líder da oposição se declara presidente da Venezuela Próximo

Líder da oposição se declara presidente da Venezuela

Deixe seu comentário